REGIMENTO GUARARAPES NA OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA

000A partir do dia 18 de agosto de 2013, o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado – Regimento Guararapes estará participando da Operação Hiléia Pátria.  O objetivo é prover apoio às ações de combate a ilícitos ambientais, conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

REUNIÃO PREPARATÓRIA

 

 

 RECONHECIMENTO DA ÁREA DE OPERAÇÕES

SDC18331.JPG

_MG_9827

_MG_9862


PARTIDA DO COMBOIO DA FORÇA-TAREFA PÁTRIA BRASIL PARA A OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA


No dia 18 de agosto, a FORÇA-TAREFA PÁTRIA BRASIL iniciou a fase de execução do planejamento da Operação Hiléia Pátria com a partida do comboio militar para a área de operações a partir do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado.   A Operação Hiléia Pátria tem como objetivo prover apoio às ações de combate a ilícitos ambientais, conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Pátria! Brasil.

 


BASE DE OPERAÇÕES DA FORÇA GUARARAPES - HILÉIA PÁTRIA

O
14º Batalhão de Infantaria Motorizado concluiu, em 23 de agosto de 2013, a fase de estabelecimento da Base de Operações da Força Guararapes com o recebimento do Pelotão do 50° Batalhão de Infantaria de Selva em reforço. A Operação HILÉIA PÁTRIA tem como objetivo prover apoio às ações de combate a ilícitos ambientais, conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Pátria! Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA - Patrulha de Busca e Salvamento


000O 14º Batalhão de Infantaria Motorizado iniciou a fase de execução da Operação Hiléia Pátria no dia 24 de agosto de 2013, com o deslocamento de dois pelotões da 1ª Companhia de Fuzileiros para a região de Araguanã – MA com o objetivo de cumprir uma missão de busca e salvamento (SAR) de criança indígena. Para o cumprimento dessa missão, o Regimento Guararapes emprega um pelotão do 50° Batalhão de Infantaria de Selva recebido em reforço. Pátria, Brasil!


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Dia do Soldado


000A Força Guararapes realizou , em 26 de agosto de 2013, uma formatura alusiva ao DIA DO SOLDADO na Base de Operações estabelecida em Santa Inês – MA. Participaram do evento o Exmo Sr José de Ribamar Costa Alves, Prefeito do Municipal, o Sr José Franklin Seba, Presidente da Câmara de Vereadores, além de outras autoridades locais. Na oportunidade, alunos das escolas públicas Maria Bringel e João Paulo II receberam um Kit de material institucional de divulgação do Centro de Comunicação do Exército e assistiram a uma palestra sobre o Exército Brasileiro.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Instrução de Direção Defensiva


000Como parte da programação de instrução de quadros da Força Guararapes, na noite do dia 26 de agosto de 2013, o comandante do Pelotão de Manutenção e Transporte do núcleo logístico, 2º Sgt José Edson Barros de Oliveira, ministrou uma instrução de direção defensiva para os motoristas e chefes de viatura que participam da operação. A instrução teve como objetivos reforçar os procedimentos de direção defensiva bem como proporcionar a divulgação de lições aprendidas por parte de militares da área de operações e participantes de contingentes anteriores da operação no que se refere a deslocamentos em área de selva, visando a precaver a ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo viaturas militares. Pátria! Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Palestra alusiva ao Dia do Soldado para alunos de escolas públicas


000A Força Guararapes realizou, nos dias 27 e 28 de agosto de 2013, palestras para alunos de escolas públicas de Santa Inês, em coordenação com a Secretaria Municipal de Educação. As palestras, ministradas pelo Asp Oficial Victro Hugo Pereira Martins e pelo Sub Tenente Ferrucio Sandolli do Nascimento no auditório da Prefeitura Municipal, tiveram como objetivo apresentar aos jovens estudantes o histórico do Exército e a sua missão constitucional, bem como, motivar e informar todas as formas e procedimentos para o ingresso nas Forças Armadas. Pátria! Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Apoio ao IBAMA e FUNAI

000Em prosseguimento à matriz de eventos da Operação Hiléia Pátria, na tarde do dia 28 de agosto de 2013, a Força Guararapes deslocou parte do seu efetivo para a região do Alto Turiaçu – MA, com o objetivo de prover apoio logístico ao IBAMA e à FUNAI no cumprimento de missões institucionais dessas agências. Pátria, Brasil!

 



OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Promoção de Oficiais

000Na manhã do dia 31 de agosto de 2013, foi realizada na Base de Operações Guararapes, uma formatura alusiva à promoção de militares. Foram promovidos ao posto de 2º Tenente, os Aspirantes a Oficial  Victor Hugo Pereira Martins e Jeimes Bezerra Machado, oriundos da Academia Militar das Agulhas Negras, e Victor Queiroz Florêncio, oriundo do Estágio de Adaptação e Serviço realizado no 14º Batalhão de Infantaria Motorizado. Na oportunidade, o Sr Ten Cel Nunes, Comandante da Força Guararapes, destacou o trabalho dos militares recém-promovidos, que demonstraram competência e preparo profissional no desempenho de suas funções, fazendo a diferença nos grupos onde atuam, e ressaltou a importância da promoção ao primeiro posto ter sido realizada em operações. Pátria! Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Instrução Militar


Em prosseguimento à fase de execução da Operação Hiléia Pátria, a Força Guararapes mantém seu programa de instrução com parte do efetivo que se encontra disponível na B Op, com vistas à manutenção dos padrões de desempenho da tropa. Nesse sentido, são realizadas diariamente instruções de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Defesa Pessoal e Treinamento Físico Militar (TFM), entre outras, visando a aperfeiçoar as técnicas, táticas e procedimentos de conduta da tropa em operações, bem como aprimorar a rusticidade e resistência física dos militares, proporcionando assim as melhores condições para o cumprimento de todas as missões recebidas. Pátria! Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Visita do Comandante do 50º BIS

 No dia 05 de setembro de 2013, a Base Guararapes recebeu a visita Sr Ten Cel Baddy Mitre, Comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva. A visita teve como objetivos conhecer a Base Guararapes e suas instalações, bem como, fazer uma visita de verificação ao pelotão do 50º BIS em reforço ao 14º Batalhão de Infantaria Motorizado para a Operação Hiléia Pátria.  Pátria! Brasil.

OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Manutenção de Viaturas

  Para superar o desafio de operar a mais de 1500 km de sua sede, a Força Guararapes conta com a proficiência e a proatividade dos militares da Sec Mnt Trnp do Nu Log. Nesse sentido, ao longo da operação, já foram realizadas a revisão de 3 (três) Vtr Marruá e 10 (dez) Vtr 5 Ton, além do recall de 4 (quatro) Vtr Marruá, visando a manter o bom funcionamento e a segurança das Vtr empregadas. Diariamente são realizadas ainda manutenções e vistorias técnicas de rotina. Este trabalho eficiente e eficaz tem proporcionado maior segurança e confiabilidade nos deslocamentos realizados na área de operações, que se caracterizam por serem longos e, em sua maior parte, por estradas que apresentam condições extremas de transitabilidade. Pátria! Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Treinamento para o 7 de setembro


 Na manhã do dia 06 de setembro de 2013, a Força Guararapes (14º Batalhão de Infantaria Motorizado reforçado por um pelotão de fuzileiros do 50º Batalhão de Infantaria de Selva) realizou, em sua base de operações, um treinamento para o desfile cívico-militar que ocorrerá no município de Santa Inês – MA, em comemoração ao Dia da Independência. A preparação visou buscar a excelência tanto no aprestamento individual dos militares, quanto na apresentação do material empenhado neste evento, considerado histórico pelos seus organizadores pela participação do Exército Brasileiro.  Pátria, Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro


 Na manhã do dia 07 de setembro de 2013, a Força Guararapes (14º Batalhão de Infantaria Motorizado reforçado por um pelotão de fuzileiros do 50º Batalhão de Infantaria de Selva) participou do Desfile Cívico Militar alusivo ao Dia da Independência do Brasil no município de Santa Inês - MA. O evento contou com a presença do Exmo Sr José de Ribamar Costa Alves, Prefeito do Município de Santa Inês - MA, do Sr Ten Cel João Alberto Nunes de Paula, Comandante do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado – Regimento Guararapes, entre outras autoridades civis e militares. Pátria, Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Visita do Comandante da FTPB/3


 No dia 08 de setembro de 2013, a Base de Operações Guararapes recebeu a visita Sr Cel Álvaro Henrique de Mendonça Rocha, Comandante da Força Tarefa Pátria Brasil. A visita teve como objetivos conhecer a B Op Guararapes, além de realizar o contato pessoal estreitando as ligações de comando. Acompanhado do Sr Ten Cel Nunes, Comandante da Força Guararapes, o Cel Rocha teve a oportunidade de conhecer as instalações, bem como, os equipamentos e materiais empregados nas áreas operacional e logística. Pátria! Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Visita do Comandante do 15º BI Mtz


 No dia 09 de setembro de 2013, a Base de Operações Guararapes recebeu a visita Sr Cel Antônio Aníbal Rocha Pontes, E3 da 10ª região Militar, acompanhado do Sr Ten Cel Reinaldo Salgado Beato, Cmt 15º BI Mtz, e distintas comitivas compostas por oficiais integrantes do Estado-Maior. A visita teve como objetivos conhecer a B Op Guararapes, além de realizar o contato pessoal com o Sr Ten Cel Nunes, tendo em vista a substituição na Operação Hiléia Pátria. Na oportunidade, as comitivas tiveram oportunidade de conhecer as instalações da Base, bem como, os equipamentos e materiais empregados nas áreas operacional e logística. Pátria! Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Apoio ao IBAMA e ICMBio


Em prosseguimento à fase de execução da Operação Hiléia Pátria, na manhã do dia 10 de setembro de 2013, a 1ª Companhia de Fuzileiros da Força Guararapes deslocou parte de seu efetivo para a Base Norte da Reserva Biológica do Gurupi, no estado do Maranhão, após um planejamento feito em uma conjunto com o Comando e Estado-Maior da Força Guararapes, militares da Aviação do Exército e agentes do IBAMA e ICMBio. A missão tem como objetivo apoiar as ações de fiscalização do IBAMA e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) naquela área. Pátria, Brasil!


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Visita do Comandante da 7ª RM / 7ª DE


  No dia 11 de setembro de 2013, a Base de Operações Guararapes recebeu a visita Exmo Sr Gen Div João Carlos de Jesus Corrêa, Comandante da 7ª Região Militar / 7ª Divisão de Exército, acompanhado do Sr Cel Álvaro Henrique de Mendonça Rocha, Comandante da Força Tarefa Pátria Brasil e ilustre comitiva. A visita constou de recepção pela guarda do quartel, formatura, apresentação de oficiais e exposição das operações realizadas. Em seguida, foi realizada uma visita às instalações, onde se pode verificar os equipamentos e materiais empregados nas áreas operacional e logística. Pátria! Brasil.


OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Apoio ao IBAMA e ICMBio

Em prosseguimento à fase de execução da Operação Hiléia Pátria, na tarde do dia 11 de setembro de 2013, a 1ª Companhia de Fuzileiros do 14º BIMtz, comandada pelo Cap Pedro Amorim da Silva Neto, realizou a ocupação de uma Sub-Base de Operações na porção Norte da Reserva Biológica do GURUPI, a 250 km de distância da Base de Operações GUARARAPES. A missão tem como objetivo apoiar as ações de fiscalização do IBAMA e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) naquela área. Pátria, Brasil!

 

OPERAÇÃO HILÉIA PÁTRIA – Desmobilização

Na manhã do dia 16 de setembro de 2013, o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado – Regimento Guararapes, deu início à fase de desmobilização do efetivo que está empregado no município de Santa Inês – MA, por ocasião da Operação Hiléia Pátria. No momento, a ênfase das atividades está voltada para inspeção sanitária da tropa, desmontagem do material coletivo utilizado na Operação e planejamentos como: o deslocamento dos Comboios, no que se refere à organização de viaturas, itinerário, áreas para acantonamento e alimentação dos militares durante o deslocamento. Pátria! Brasil.